Mostra Cultural Projeto Arte e Eu, enche Cine Anísio Teixeira

0
Compartilhar:

Teatro e dança uniram jovens de Caetité, suas famílias e muitos amigos, na última quinta e sexta-feira de novembro, durante a realização de uma mostra do Projeto Arte e Eu.

jovens alunos da dança

jovens alunos da dança

Todas as apresentações são resultado dos Projeto Arte e Eu, uma ação da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Caetité, realizada pela Gerência de Cultura, que tem como proposta a formação de jovens e adolescentes em linguagens artísticas,  o teatro e a dança.

Em 2015 formaram-se duas turmas, uma de dança e uma de teatro, neste ano de 2016 mais duas turmas foram abertas, novamente uma de dança e outra de teatro, e a mostra 2016 trouxe os resultados de estudos, ensaios e convivências artísticas entre aproximadamente 50 jovens, seus formadores e suas famílias.

Para a dança são duas categorias, Dança Urbana, com direção do dançarino Luarlley Araujo, e Dança Contemporânea, com direção da dançarina Letícia Figueredo.

Cia NP

Cia NP

Cia Ôcotô

Cia Ôcotô

O teatro tem direção de Jaine Haiane.

dscn1097-subir

Lá do Avesso

ASA

ASA

 

A noite de quinta foi para a dança. A Companhia Nossos Passos se apresentou primeiro, trazendo muito movimento e dançarinos para o palco, numa referência a dança urbana. Logo depois a Companhia Ôcotô, de influência contemporânea, mostrou uma dança mais intimista e de performance. As duas apresentações tiveram roteiros sonoros e coreográficos fortes, capazes de traduzir os sentimentos e a realidade dos jovens.

Na sexta-feira, o teatro, com dois espetáculos que trouxeram a fábula e a realidade de forma profissional. A Companhia de Teatro ASA, e a Companhia de Teatro Lá do Avesso usaram de cenários simples, funcionais e de baixo custo, para contar histórias de ficção e de verdade, que encantaram a platéia, ativa a todo momento, inclusive na conversa após os espetáculos.

O caráter de formação e continuidade das oficinas se reflete na criação de companhias de arte, como as Companhia Ôcotô, Companhia Nossos Passos, de dança e Companhia de Teatro ASA, Companhia de Teatro Lá do Avesso, todas ativas e estimuladas a partir do projeto.

O Secretário de Cultura, Sebastião Carvalho, disse que é compromisso assumido pela atual gestão de governo, a continuidade do projeto Arte e Eu em 2017, devendo se ampliar com mais uma linguagem, a música, numa parceria com o Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia – NEOJIBA, com o Ponto de Cultura Centro Espírita, e a renovação da parceria com a Casa Anísio Teixeira, e o Conservatório.

Compartilhar:

Deixe um Comentário