Prefeitura de Caetité participa de reunião com representantes da Bahia Mineração

0
Compartilhar:

Na tarde dessa quarta-feira, o prefeito Aldo Gondim, secretários municipais, e vereadores participaram de uma reunião com representantes da Bahia Mineração (Bamin) que está com previsão de implantar um Sistema de Deposição de Rejeito no município.

A expectativa é que durante a fase de operação desse projeto, cerca de 1.800 pessoas sejam empregadas diretamente e, na fase de implantação, esse número pode chegar a 4.500.

“O sistema de rejeito a ser construído na Bahia Mineração segue a tendência atual quanto às questões de segurança e meio ambiente, sendo a principal metodologia adotada por países mineradoras como Canadá e Chile”, explicou Wilson Thibes, Gerente de Mina de Operação da Bamin.

O prefeito Aldo Gondim destacou que a administração municipal enxerga com bons olhos o funcionamento da empresa na região, principalmente como importante fonte de geração de emprego. “Já tenho me colocado como parceiro dessa empresa, no sentido de colaborar e apoiar o projeto, mas, também, de cobrar. Não só cobrar explicações e esclarecimento sobre os impactos ambientais, mas, sobretudo na geração de emprego para o povo de Caetité. Somos parceiros e uma equipe engajada nesse projeto”, declarou o prefeito.

Também presente na reunião, o Procurador do Município, Élcio Dourado, destacou que é evidente que a gestão municipal e poder público local é obrigado a lutar para incentivar e recepcionar esses empreendimentos, mas, também, é obrigado a tratar os impactos positivos e negativos que eles trazem.

“E na aérea de mineração isso é uma consequência natural. Nosso esforço, portanto, é trazer a locomotiva do desenvolvimento pra o município, mas sempre amparado pela locomotiva social e de amparo à comunidade”, destacou Dr. Élcio.

Albano Soares, Gerente de Meio Ambiente, Comunicação e Desenvolvimento Sustentável da Bamin destacou que essa é uma das preocupações fundamentais da empresa que trabalha sempre com projetos voltados à preservação ambiental e ao desenvolvimento social.

Soares destacou ainda que a Bamin está se preparando para dar início aos trabalhos o quanto antes, mas há um entrave nas esferas estadual e federal, principalmente no tocante à construção da Ferrovia Oeste Leste (FIOL), fundamental para as atividades da empresa.

Nesse sentido, o prefeito Aldo Gondim, convocou os vereadores para, juntos, irem a Brasília, cobrar do Ministro dos Transportes, Maurício Quintella, urgência na publicação do edital de concessão da Ferrovia.

Compartilhar:

Deixe um Comentário