Região debate sobre os impactos da mineração

2
Compartilhar:

Muitos municípios brasileiros sofrem graves consequências pela extração de minérios e implantação de estradas de ferro, tais como casas e caixas d’água rachadas por implosões, precarização da saúde e acúmulo de doenças, contaminação do solo e do lençol freático, desapropriação de terras, sumiço dos fundos de pasto, entre outros.

Esse é o caso de comunidades das cidades de Brumado (Magnesita), Lagoa Real (FIOL), Caetité (Urânio e Ferro), Guirapá (Ferro), Nossa Senhora do Livramento (Ferro) e Oliveira do Brejinhos (Quartzo), que se reúnem em Caetité para debater, formar e informar sobre os problemas que os atingem e apontar soluções capazes de minimizar os impactos e melhorar a condição de vida das famílias. As empresas Bamin, INB, Santa Fé, Cabral, são algumas citadas pelas comunidades presentes, como causadoras de problemas não resolvidos.

Quem realiza a formação é o Movimento pela Soberania Popular na Mineração, MAM, entidade que acompanha as comunidades com empreendimentos, facilitando o acesso delas à informação e a garantia de seus direitos básicos. O MAM acredita que essa política de extração de minério no Brasil só beneficia o sistema capitalista e as empresas estrangeiras investidoras, deixando os problemas e dificuldades para as famílias, em sua maioria, de agricultores familiares, o que deve ser revisto.

O Sertão Agora esteve na formação e conversou com organizadores e participantes, confira nosso vídeo.

O encontro começou hoje, dia 28/10, e vai até o domingo, dia 30/10, e é aberto ao público. Participe!

 

Compartilhar:

2 comments

  1. Rosemar Lopes Miranda 30 outubro, 2016 at 11:57 Resposta

    No município de Tumiritinga MG.Esta empresa Vale,passa com seus minerios em vagos pesados sobre linha ferrea.Deixando nossas casa com rachaduras inorme,fora o minério que nos moradores inala.E elas nada fazem pra resacir os moradores.

    • Sertao Agora 3 novembro, 2016 at 08:16 Resposta

      OI Rosemar, uma pena ver tantas comunidades com impactos de grandes empreendimentos, já que esses empreendimentos deveriam ajudar. Faça um relato maior da sua situaçaõ ai, que podemos publicar por aqui. Não perca a esperança. Abraços

Deixe um Comentário