Secretaria de Educação promove oficina de avaliação da Prova Brasil e Avaliação Nacional de Alfabetização

0
Compartilhar:

Secretaria de Educação do município de Caetite promove oficina de avaliação da Prova Brasil e Avaliação Nacional de Alfabetização

A secretaria municipal de Educação, através da Gerência de Acompanhamento e Planejamento Pedagógico em parceria com o Núcleo Territorial de Educação (NTE 13), promoveu no dia 14 de junho uma oficina de apropriação dos resultados Avaliações Externas (Prova Brasil e Avaliação Nacional da Alfabetização).

Participaram todos os coordenadores pedagógicos, a secretária de Educação Iamara Junqueira, a Coordenadora Administrativa Airam Pedagógica e a Gerente de Acompanhamento Pedagógico Marta Caramelo, sendo Ministrada pelas formadoras da CFP – Coordenação de Formação de Profissionais da Bahia do NTE do Sertão Produtivo, as professoras Núbia Silveira e Judite Azevedo.

“O objetivo dessa oficina foi de utilizar as avaliações externas como ferramentas para amparar tomadas de decisões no âmbito de cada escola e auxiliar nas melhorias na educação municipal”, explicou Iamara.

Esses resultados são fundamentais para o planejamento das ações dos professores, coordenadores pedagógicos e demais funcionários. As professoras Núbia Silveira e Judite Azevedo destacaram a importância de analisar não só o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mas, principalmente, a escala de proficiência, pois é esta que oferece elementos aos educadores para aferição do que os alunos sabem e são capazes de fazer com habilidade e competência.

Ainda neste encontro foi elaborado um plano de ação, que será executado seguindo um cronograma proposto e elaborado pela coordenação pedagógica, e será apresentado à comunidade escolar para melhoria na aprendizagem dos alunos e problemas a serem superados por cada escola.

Essa oficina ainda proporcionou o acesso a resultados da Prova Brasil /Saeb e ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), visualizando o nível de proficiência dos alunos, comparando os resultados da sua escola com outras escolas semelhantes na região.

Compartilhar:

Deixe um Comentário